terça-feira, 11 de julho de 2017

Os compromissos de família

Quando falamos de gestão da vida familiar, um dos aspetos que temos presente são os compromissos da família e, por isso, entendemos consultas médicas (as de rotina), compromissos sociais (festas de aniversários, convívios), exigências da vida profissional/escolar (festas de fim-de-ano da escola) e por aí adiante. 

Todos estes compromissos integram a vida familiar e criam necessidades e períodos de tempo ocupados. Se não procurarmos gerir estes compromissos o mais certo é depararmo-nos, constantemente, com surpresas e urgências.
Imagem

Uma das maneiras de gerir estes compromissos é a de ter uma agenda e nela apontar com antecedência todos estes "eventos". Como eu faço? Tenho o google calendar onde anoto todos os compromissos fixos e faço recorrência sempre que necessário. Por exemplo, anoto a data de aniversário de uma amiga da minha filha e faço recorrência anual. Assim, todos os anos aparecerá a anotação do aniversário dessa amiga e eu poderei, muito mais atempadamente, comprar a prenda e estar livre no fim-de-semana para a festinha. 

Outro exemplo, todos os anos faço o meu check-up médico, já vi qual a altura do ano em que me é mais fácil fazer e agendo para o início do mês X com uma recorrência anual. Todos os anos, no início desse mês sou relembrada, pela agenda, de que tenho de fazer o check-up.

Mas as consultas poderão até ser  mais simples. Por exemplo, quando vou fazer a higiene oral, marco logo a consulta seguinte e coloco na agenda. Assim, não tenho de perder tempo a telefonar e a marcar, fica logo pronto, basta um lembrete na agenda uma semana antes da data marcada para não ser apanhada de surpresa. 

Mas há outras áreas de planeamento da vida familiar e uma boa parte delas podem ser resolvidas com um conjunto de rotinas bem estabelecido. A atividade escolar da minha filha pressupõe atividades como ginástica e natação que exigem mochilas e vestuário específico. Para não correr o risco de me esquecer de alguma coisa, anoto na minha to do list de domingo preparar mochilas. Assim, ao domingo arrumo as mochilas com tudo o que é preciso para a atividade específica. Isto corre tão melhor quanto aproveito e organizo as roupas que usaremos durante a semana, também ao domingo. Faço 5 looks e destino-lhes um dia da semana consoante aquilo que teremos que fazer nesses dias (uma vez mais recorro à agenda para saber o que irá acontecer previsivelmente essa semana). Por exemplo se é dia de natação, a filhota irá o mais prática possível para ser fácil vestir e despir. Se tenho agendada uma atividade que exigirá caminhar bastante, destinarei para esse dia um look mais prático.

De facto, as rotinas podem ajudar-nos bastante porque, uma vez estabelecidas, tornam-se tão automáticas que não custam nada a fazer e exigem de nós o mínimo de pensamento. Um bom exemplo disso é a rotina de fim-de-tarde que implementei lá em casa. Quando chego a casa, retiro tudo o que está na marmita e mochilas. Vamos para o banho e colocamos uma roupa mais prática e agradável para estar em casa (os cérebros têm que saber que chegámos ao lar), depois retiro do armário a roupa destinada para o dia seguinte de forma a que de manhã esteja mesmo, mesmo acessível. Vou para a cozinha preparo as coisas para a marmita (tudo o que preciso levar fica juntinho no frigorífico - de manhã é só esticar a mão), para a mochila da pequena e para o pequeno-almoço (sim, repara ainda não comecei o jantar e já estou preocupada com o pequeno-almoço, mas, sabes, o jantar é o início da rotina da noite e eu não quero estender a preparação do dia seguinte para a noite, quero terminá-la à tarde!). Quando está tudo bem encaminhado, levo as malas e mochilas que estão prontas para o pé da porta, de manhã é só pegar e sair. A marmita, fica na bancada da cozinha para que de manhã não me esqueça de a encher e levar.
Imagem

Quando entramos na rotina da noite, o jantar começa a ser feito, verifico se preciso fazer alguma coisa para o jantar do dia seguinte, como tirar carne para descongelar, faço um check nas minhas agenda e lista de to do (isto é a revisão do dia) e espreito para o dia seguinte. Fecho a agenda e tudo o que são compromissos e obrigações terminaram. O jantar fica pronto e começa o período de tempo de família!

Parece uma loucura, bem sei, mas é tão fácil quando tudo está  bem engrenado que nem sentes as tarefas passar. Tudo fluí.





Sem comentários:

Enviar um comentário